domingo, 20 de março de 2011

Uma análise na visão do catador de lixo

   De acordo com as questões sociais, pode-se perceber que se agrava cada vez mais o cenário de má distribuição de renda, gerando condições de pobreza e se agravando com a crise do desemprego. Nas grandes cidades muitos desempregados se transformam em catadores de lixo, buscando encontrar nos lixões seu sustento diário. Os catadores sentem-se valorizados ao saírem dos lixões, considerando que sobrevivem com as mínimas condições de vida, pois passam muitas horas trabalhando, as quais se subtraem a educação, o lazer, o cuidado com a saúde. No entanto, a renda gerada, embora idealize melhorias, não é suficiente para suprir as necessidades do catador e sua família. Nessa situação. surge a necessidade da implantação da coleta seletiva nas cidades. O lixo gerado em grande quantidade diarimaente tem afetado as familias, e a sociedade, que tiram seu sustendo dos lixões em condiçoes pertubadoras.
   Nessas condiçoes podemos avaliar a dura realidade do catador. Segundo dados, 45 mil crianças e adolescentes brasileiros vivem disso. Filhos de pais muito pobres, ganhando míseros 1 a 2 reais por dia, mas que ajudam a aumentar a renda da familia.
   Assim percebe-se que a partir do momento em que esses catadores forem retirados dos lixos para participarem de progrmas de coleta seletiva, vão ocorrer grandes modificaçoes na realidade presenciada hoje, melhorando a qualidade de vida destas pessoas. promovendo ganhos ambientais, de saúde, e principalmente, de cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário