quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como ser um cidadão ecologicamente correto?

      Atualmente é comum ouvirmos falar que o mundo vive uma situação crítica nunca antes vista em relação à preservação do meio ambiente devido às inúmeras atividades humanas. Também é dito que devemos tomar atitudes para a preservação ambiental, mas na hora de tomar tais atitudes “é que o bicho pega”, a grande verdade é que culturalmente a maior parte da população desconhece a importância da preservação  ambiental e isso acarreta o seu mau uso e as conseqüentes degradações.
      Devemos nos tornar ecologicamente mais corretos. Ai surge a pergunta: Mas como? E a resposta não poderia ser mais simples que a minimização dos impactos ambientais que causamos em todas as nossas ações, ou seja, ter eco-atitudes para tudo que se faz.
      O grande problema é que quando o assunto é ter uma atitude benéfica ao meio ambiente, muitos não delegam a isso sua devida importância, esperam que o vizinho faça sua parte e deixam o que lhes cabe para ser feito posteriormente, quando lhes restar tempo. Mas como todo mundo sabe, tempo atualmente é coisa rara na nossa sociedade capitalista e consumista, onde “Tempo é dinheiro” e o que sobra gastamos em entretenimento ou no merecido descanso.
      É muito importante que todos passem a se enxergar como elementos ativos e importantes para que mais e mais pessoas se conscientizem de que somente agindo em conjunto e com a reflexão sobre seu papel no mundo e com o mundo, o mesmo poderá se tornar um lugar melhor.
      É necessário promover uma cultura ecologicamente correta, fazer essa cultura visível, presente e atuante dentre nossos governantes. Mas ainda não ficou claro o que é ser ecologicamente correto? Ser ecologicamente correto é acima de tudo ter atitudes corretas com a consideração de nosso papel no equilíbrio ecossistêmico do planeta. Isso é fundamental para se garantir às gerações futuras, condições satisfatórias de sobrevivência, para que nossos filhos e netos ainda possam assistir a programas na televisão que exibam espécies como fatos atuais de sua época e não como elementos históricos que definharam devido à irracionalidade da única espécie racional, como pretenciosamente nos intitulamos.
      Ser ecologicamente correto é ter responsabilidade, é pensar e agir antes de cada ato, para encontrar a melhor forma de menos agredir o equilíbrio natural da dinâmica existencial de tudo aquilo com que interagimos, é respeitar cada elemento que compõem a rede vital na qual estamos inseridos, é não se enxergar egocentricamente diante de todo o restante, é respeitar desde uma formiga em uma árvore no quintal de sua casa a um tubarão branco no Oceano Índico do outro lado do mundo e saber que cada ser existente, por mais aparentemente simples que seja, existe por uma razão e que sem o qual, algo tenderá a não ser como deveria ser naturalmente. É o dever de todo cidadão para que um meio ambiente com mais qualidade de vida seja garantido e mantido para as gerações atuais e vindouras.
      Se você ama seus filhos, cuide para que eles possam criar seus netos, não em um mundo melhor que o atual, cuide para que aprendam a importância de suas atitudes individuais para o bem coletivo.
      Ter eco-atitudes está ao alcance de todos e é fundamental para que possamos progredir de forma saudável em conjunto com tudo que existe em nosso planeta. Vamos lá, não custa nada cuidar um pouco da Terra, ao contrário, só tem a trazer benefícios para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário